logo

Como ensinar empreendedorismo na escola: tudo o que você precisa saber para incluir a educação empreendedora na grade curricular

ingrid • Jan 13, 2023

O ano letivo já vai começar e a pauta da educação empreendedora ainda não saiu do papel? Conheça o programa ideal para desenvolver a cultura empreendedora entre os seus alunos.


 

Em sua essência, o empreendedorismo consiste nos processos de desenvolvimento, organização e administração de negócios lucrativos, mesmo diante de um risco financeiro.

 

Muito além do desejo de ser o seu próprio chefe, o empreendedor, muitas vezes, busca uma alternativa ao desemprego, criar oportunidades, bem como novas soluções e respostas a problemas antigos do seu contexto.

 

 De acordo com o Relatório Global de Empreendedorismo 2021/2022 (GEM - Global Entrepreneurship Monitor) , o empreendedorismo é considerado uma solução, especialmente na era pós-pandêmica, porque novos negócios trazem novas ideias, tecnologias e produtos para a sociedade que aceleram a mudança, criam empregos e importantes benefícios sociais. Por outro lado, a digitalização e as novas tecnologias transformam cada vez mais o mercado de trabalho, o que faz necessário a criação de políticas que auxiliem a população a acompanhar esse ritmo de constantes mudanças.

 

 Diante disso, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), aponta a importância de incluir temas transversais, como inovação, empreendedorismo e liderança no currículo escolar desde a educação básica, com o objetivo de preparar e capacitar professores, crianças e jovens para as rápidas transições do cenário mundial.

 

Mas como iniciar um programa de empreendedorismo na sua escola?

 

Pensando nisso, trouxemos esse mini guia de empreendedorismo na escola e tudo o que você precisa saber para começar agora mesmo um programa de empreendedorismo com os seus alunos.

 

  • Importância da educação empreendedora nas escolas.
  • 3 metodologias para ensinar empreendedorismo nas escolas.
  • Bônus: Aprenda como incluir a metodologia de educação empreendedora na grade curricular.

 


a imagem mostra uma adolescente mostrando algo a seu colega na tela do computador

Importância da educação empreendedora nas escolas

 


 

 Uma pesquisa realizada pela Junior Achievement USA com mil adolescentes entre 13 e 17 anos de idade, mostra que 60% dos participantes preferem iniciar o seu próprio negócio do que ter um trabalho tradicional, bem como, quase 37% afirmaram ter interesse em programas que foquem no ensino empreendedor durante o período letivo.

 

São inúmeros os benefícios da educação empreendedora nas escolas e a sala de aula é o melhor ambiente para isso, já que conta com a estrutura de aprendizado e o apoio dos professores, assim como incentiva o trabalho em equipe, a comunicação, proatividade e autonomia.

 

Além disso, os estudantes podem adquirir conhecimentos, experiências e atitudes que os direcionam a realizar objetivos, transformar ideias em negócios, prosperar em seu futuro profissional e, até mesmo, contribuir com a sua comunidade.

 


 

Benefícios do empreendedorismo nas escolas:


 

  • Resolução de problemas: uma metodologia comum para a resolução de problemas foi idealizada pelo matemático George Pólya , que divide o processo em quatro passos: compreensão do problema, construção de uma estratégia de resolução, execução da estratégia e revisão da solução. 
  • Resiliência: além de mais facilidade em identificar problemas e soluções, a educação empreendedora contribui para uma tomada de decisões mais ágil e melhor controle emocional.
  • Criatividade: a criatividade caminha lado a lado com a resolução de problemas, especialmente se considerarmos as necessidades de ideias para a criação de novas soluções, com o objetivo de seguir adiante, aprendendo e refinando resultados. 
  • Pensamento crítico: ensina diferentes pontos de vista para uma mesma situação, junto a análise de fatos e mensuração de forças ou fraquezas de algo, contribuindo para um olhar mais cuidadoso antes da tomada de decisão e menos necessidade de de opiniões ou aprovações externas.

 

Já ficou claro que as habilidades necessárias para empreender são, na verdade, para a vida, não é mesmo?

 

Ao aprender empreendedorismo, o aluno torna-se apto para encarar os desafios do dia a dia e sobreviver em qualquer meio e época, especialmente em fases tão repletas de mudanças como a adolescência.

 

duas pessoas jogam o formato digital do startup mundi e aprendem sobre empreendedorismo

3 metodologias para ensinar empreendedorismo nas escolas

 

Diferente do ensino tradicional, a educação empreendedora deve ser compreendida com metodologias ativas e capazes de empoderar os alunos através do compartilhamento de conteúdo e conhecimento na prática.

 

 Dentro disso, o estudo da Unesco  “ Learning Counts ” (O Aprendizado Conta), explica como os modelos construtivistas de desenvolvimento e aprendizagem aplicam uma abordagem capaz de medir resultados em formação, de forma a enfatizar a importância da aprendizagem ativa e feedback contínuo. Assim, o processo de ensino torna-se “ subjetivo, informal, imediato e intuitivo, pois interage com a aprendizagem à medida que ela ocorre, monitorando o comportamento do aluno, o desempenho escolar e a capacidade de resposta à instrução ”.

 

 Assim, surge o edutainment , conceito que une lazer e educação para aprimorar o engajamento e potencializar a captação de conhecimento.

 

Conheça as 3 melhores metodologias para ensinar educação empreendedora para adolescentes


 

  • Flipped Learning: também conhecida como aprendizagem invertida, esta metodologia provoca maior participação dos alunos e coloca o professor em um papel de facilitador e tutor da aprendizagem. 
  • O professor deve propor determinado conteúdo e compartilhar os respectivos materiais para que sua turma estude fora da sala de aula. 
  • Depois, os alunos devem realizar o que estudaram na prática, por meio de dúvidas e debates. 
  • Geralmente, a aprendizagem invertida acontece por meio de plataformas, que facilitam a comunicação remota e tornam o ambiente de aprendizagem mais dinâmico.
  • Design Thinking: com o objetivo de resolver um problema, esse método é dividido em quatro etapas: 
  • Imersão: realiza-se a análise sobre todo o contexto em que o problema está inserido. A Análise SWOT é a mais recomendada, pois é uma ferramenta para mapear oportunidades, ameaças, fraquezas e pontos fortes. Os feedbacks também fazem parte deste passo, com o objetivo de otimizar o desempenho dos alunos.
  • Ideação: com o diagnóstico das necessidades de melhorias, chega o momento da busca por ideias e soluções relevantes para solucionar o problema em questão. O uso de dados é fundamental para otimizar a eficácia do processo, assim como técnicas de trabalho em equipe e co-criação, como o brainstorming, otimizam e motivam a participação.
  • Prototipação: com as ideias reunidas, é hora de testar as com maiores chances de sucesso. O protótipo é a versão beta da solução, que serve como uma forma de observar a experiência da proposta, necessidades de refinamentos e ajustes até sua versão final. O protótipo também pode acontecer por simulações da solução desejada.
  • Ideação: é o momento de tirar os planos do papel e realizar o lançamento da solução, envolvendo temas multidisciplinares, como comunicação e conhecimento do mercado.
  • Game Based Learning: a aprendizagem é potencializada por meio dos desafios apresentados no decorrer de um jogo, com a formação de times, torna-se uma grande ferramenta para favorecer o espírito de equipe, a socialização, a resiliência e a motivação, que acontece através do desejo de vencer a competição.

 


Bônus: Aprenda a incluir as metodologias de educação empreendedora na grade curricular


 

Incluir a educação empreendedora na grade curricular da escola pode parecer um desafio. Afinal, é preciso rever todo o calendário escolar, disciplinas, horários, além do próprio investimento de tempo e recursos disponíveis para encontrar a metodologia ideal para os seus alunos.

 

 Pensando nisso, o Startup Mundi Game reúne todas as metodologias mencionadas acima em um jogo de tabuleiro capaz de realizar toda a educação empreendedora, nos formatos físico, digital ou híbrido.

 

Em apenas algumas horas, seus alunos irão entrar no universo da inovação e do empreendedorismo, em uma simulação realista sobre toda a jornada de uma solução, desde a ideia até a escalabilidade. Uma experiência emocionante, que capacita a cultura empreendedora na prática.


 

Alunos de universidade francesa aprendem empreendedorismo com o startup mundi
By Startup Mundi 13 Jun, 2023
Try working on a big problem in your life or in your company or organization in the future as you think about innovation. Then, consider how you can make a difference to over one billion people. It's impossible to innovate without passion. Discover the 20 greatest innovators and the soft skills you need to achieve your goals.
By ingrid 13 Jun, 2023
Existem muitas ideias e projetos inovadores. Utilizá-los pode transformar completamente a forma como percebemos o mundo e realizamos nossas tarefas diárias. Algumas invenções são tão voltadas para o futuro que estabelecem um legado para as gerações futuras. Parece que pessoas brilhantes podem construir tudo o que você possa imaginar, incluindo gadgets, veículos e quase qualquer outra coisa. O pensamento inventivo é geralmente caracterizado por romper com o status quo. Métodos inovadores podem tornar os métodos antigos obsoletos e introduzir paradigmas novos e imprevisíveis. Um verdadeiro inovador é alguém que inova novas ideias e as traz à vida. Inovar significa criar algo que torne a vida melhor. A paixão é a chave para a inovação. O mundo parece diferente para os inovadores. Como resultado, eles ficam obcecados em tornar o mundo um lugar melhor. Inovadores com fins lucrativos estão sempre tentando agregar valor ao mercado. Algumas pessoas se concentram em impulsionar a raça humana por meio de pesquisas básicas. Seja qual for o setor em que atuamos, todos trabalhamos incansavelmente para resolver problemas e criar um mundo melhor. A civilização humana testemunhou muitas maravilhas da engenharia ao longo da história, algumas das quais melhoraram a qualidade de vida e outras foram destrutivas. Por outro lado, no mundo dos negócios acelerado de hoje, continuar melhorando é uma maneira essencial de desenvolver sua mentalidade inovadora e preencher qualquer lacuna de habilidades que sua equipe possa ter. O relatório LinkedIn 2023 Most In-Demand Skills mostra que as soft skills, tanto usadas dentro da empresa (como resolução de problemas, liderança e tomada de decisão) quanto fora (alcançar e reter clientes) estão entre as que as empresas mais precisam neste momento. Então, vamos dar uma olhada nos 20 maiores inovadores de todos os tempos e nas habilidades que os fizeram ter sucesso: Aqui estão os 20 maiores inovadores de todos os tempos. 6 principais soft skills para você e sua equipe alcançarem seus objetivos. Em um mundo de automação, são as soft skills que diferenciam.
More Posts
Share by: