logo

Copa do Mundo da Inovação

oinaime • Nov 22, 2022

Destaques do ranking de inovação mundial 2022 e os países mais inovadores do mundo.


 

O GII ( Global Innovation Index , em português, Índice Global de Inovação) é um ranking mundial de inovação realizado anualmente, desde 2007, com o objetivo de mensurar e identificar a capacidade de desenvolvimento da inovação em 132 países, sendo considerado uma grande fontes de dados do setor.

 

 Em 2022, o GII alcança sua 15ª edição, é uma iniciativa da INSEAD  ( Institut Européen d'Administration des Affaires , Instituto Europeu de Administração de Negócios)   e publicado pelo Wipo  ( World Intellectual Property Organization  , Organização Mundial da Propriedade Intelectual), em parceria com o Portulans Institute  , além de outras corporações e instituições de renome internacional, como Bloomberg  , Banco Mundial  e Universidade de Oxford.

 

Já que estamos em clima de Copa do Mundo, nada melhor que um bom ranking sobre os países mais inovadores do mundo, não é mesmo?

 

Neste artigo, você vai ver:


 

  • Como funciona o Índice Global de Inovação?
  • Destaques da edição 2022
  • Quais os países mais inovadores do mundo?

 


Como funciona o Índice Global de Inovação?

Desde 2011, o índice conta com um Conselho Consultivo estabelecido para aconselhar sobre a direção estratégica do Índice Global de Inovação, para ajudar de forma mais ampla a enfatizar o importante papel que a inovação desempenha no desenvolvimento econômico e social, e para auxiliar no compartilhamento dos resultados do GII no que se refere a

cada uma das economias e regiões do mundo. O Conselho Consultivo é um seleto grupo de

formuladores de políticas, formadores de opinião e executivos corporativos. Os membros são provenientes de diversas origens geográficas e institucionais, que participam a título pessoal. 

Com o tema “Qual é o futuro do crescimento impulsionado pela inovação”, a 15ª edição do GII teve como base 81 indicadores, que tomam como base indicadores-chaves, como a taxa de progresso tecnológico, adoção de tecnologia subjacente e o impacto socioeconômico da inovação:


  • Investimento em ciências e inovação : contrariando o padrão histórico, os investimentos em ciência e inovação prosperaram no auge da pandemia de COVID-19 e explodiram em 2021, mas sua continuidade é incerta para 2022 diante dos novos desafios, como turbulência geopolítica e interrupções na cadeia de suprimentos.
  • Progresso tecnológico : os indicadores de progresso tecnológico nas áreas de velocidade de semicondutores, preços de baterias elétricas, o custo da energia renovável e as aprovações de medicamentos mostram uma desaceleração significativa de tendências de longo prazo e até mesmo um declínio no caso de aprovações de medicamentos. Os surtos de investimentos em ciência e inovação no período de 2020 a 2022 são extremamente necessários para relançar o progresso tecnológico, que – de acordo com os indicadores incluídos no Global Innovation Tracker – está desacelerando, embora às vezes de alto níveis iniciais.



  • Adoção tecnológica: a adoção da tecnologia está progredindo com taxas positivas em todas as tecnologias medidas pelo Global Innovation Tracker, em particular para veículos elétricos. No entanto, o alcance da inserção ainda está de médio a baixo, com exceção da banda larga móvel, que atinge a grande maioria da população mundial. O impacto real dos avanços da ciência e do progresso tecnológico depende fortemente da medida em que a sociedade aceita, integra e adota novas tecnologias. No entanto, é normal que invenções implementadas no mercado como inovações possam levar décadas antes de serem amplamente adotadas e que a maioria nunca o faça.


  • Impacto sócio econômico: o cenário atual do impacto sócio econômico segue influenciado pela pandemia de COVID-19 e as crises geopolíticas, tornando o indicador mais pessimista de todo estudo. Isso significa uma baixa pontuação e, até mesmo, estagnação nas métricas de produtividade, trabalho e a expectativa de vida, que agora passam por uma desaceleração significativa, enquanto há falhas na redução de emissões de carbono e poluição.


Por outro lado, mesmo com alguns percentuais abaixo das expectativas, duas ondas de inovação são identificadas como o maior potencial para melhorar a produtividade e mudar vidas para melhor: a Era Digital e a Ciência Profunda .

Destaques da edição 2022 do ranking mundial de inovação

 

Considerando os últimos dois anos como um período de instabilidade e historicamente incomparável com qualquer outro, o GII traz algumas particularidades em sua 15ª edição:

 


 

  • Os investimentos em temas que impulsionam a atividade inovadora, como pesquisa e desenvolvimento (P&D), continuaram a crescer em 2021.
  • Os principais investidores corporativos globais aumentaram quase 10% de suas inversões em P&D , sendo um número de mais de US$ 900 bilhões apenas em 2021 (maior que antes da pandemia, em 2019).
  • Quatro setores principais impulsionam este aumento: hardware de TIC e equipamentos elétricos; Software e serviços de TIC; produtos farmacêuticos e biotecnologia; e construção e metais industriais.
  • As alocações orçamentárias do governo para as economias que mais investem em P&D mostraram um forte crescimento em 2020. Em 2021, estes orçamentos contaram com quadros mais variados. Vale apontar que estes investimentos cresceram na na República da Coreia e na Alemanha, enquanto apresentaram queda nos EUA e no Japão.
  • Os negócios de capital de risco (VC) explodiram 46% em 2021, registrando níveis comparáveis aos anos de boom da Internet no final dos anos 1990.
  • As regiões da América Latina, Caribe e África testemunham o maior crescimento de capital de risco.

 

Quais são os países mais inovadores do mundo?

 

De acordo com os diferentes indicadores, podemos observar que oito economias da região da América Latina e do Caribe avançaram no ranking. Chile, Brasil e México estão entre os 60 primeiros, sendo que o Brasil ocupa a 54ª posição.

 

Porém, a Europa continua a acolher o maior número de líderes em inovação classificados entre os 25 primeiros.

 

A Suíça liderou o ranking nos últimos 12 anos e liderou em indicadores com pesquisadores, investimentos com P&D e empregos intensivos em conhecimento.

 

A Índia continua a ser o líder mundial no indicador de exportações de serviços de TIC.

 

Israel lidera em mulheres empregadas com diplomas avançados, acordos de capital de risco e pedidos de PCT arquivados.

 

A África do Sul lidera o ranking “em capitalização de mercado”, enquanto o Quênia detém o recorde de desempenho superior por doze anos consecutivos.

 

A Indonésia liderou mundialmente em políticas e cultura de empreendedorismo, enquanto o Vietnã em importações de alta tecnologia e as Filipinas em exportações de alta tecnologia.

 


 

Então vamos aos ranking!


Top 10 no ranking de inovação global GII são:

 


1. Suíça (nº 1 em 2021)

 

2. Estados Unidos da América (No. 3 em 2021)

 

3. Suécia (nº 2 em 2021)

 

4. Reino Unido (nº 4 em 2021)

 

5. Holanda (nº 6 em 2021)

 

6. República da Coreia (nº 5 em 2021)

 

7. Cingapura (nº 8 em 2021)

 

8. Alemanha (nº 10 em 2021)

 

9. Finlândia (nº 7 em 2021)

 

10. Dinamarca (No.9 em 2021)

 


Os líderes regionais de inovação do GII 2022 para a América do Norte (NAC) são:

 


1. Estados Unidos da América (classificação GII: 2)

 

2. Canadá (classificação GII: 15)

 


Os cinco principais líderes regionais de inovação do GII 2022 para a América Latina e o Caribe (LCN) são:

 


1. Chile (classificação GII: 50)

 

2. Brasil (classificação GII: 54)

 

3. México (classificação GII: 58)

 

4. Colômbia (classificação GII: 63)

 

5. Uruguai (classificação GII: 64)

 


Os cinco principais líderes regionais de inovação do GII 2022 para a Europa (EUR) são:

 


1. Suíça (classificação GII: 1)

 

2. Suécia (classificação GII: 3)

 

3. Reino Unido (classificação GII: 4)

 

4. Holanda (classificação GII: 5)

 

5. Alemanha (classificação GII: 8)

 


Os cinco principais líderes regionais de inovação do GII 2022 para a África Subsaariana (SSF) são:

 


1. Maurício (classificação GII: 45)

 

2. África do Sul (classificação GII: 61)

 

3. Botsuana (classificação GII: 86)

 

4. Quênia (classificação GII: 88)

 

5. Gana (classificação GII: 95)

 


Os cinco principais líderes regionais de inovação do GII 2022 para o norte da África e a Ásia Ocidental (NAWA) são:

 


1. Israel (classificação GII: 16)

 

2. Chipre (classificação GII: 27)

 

3. Emirados Árabes Unidos (classificação GII: 31)

 

4. Türkiye (classificação GII: 37)

 

5. Arábia Saudita (classificação GII: 51)

 


Os cinco principais líderes regionais de inovação do GII 2022 para a Ásia Central e Meridional (CSA) são:

 


1. Índia (classificação GII: 40)

 

2. República Islâmica do Irã (classificação GII: 53)

 

3. Uzbequistão (classificação GII: 82)

 

4. Cazaquistão (classificação GII: 83)

 

5. Sri Lanka (classificação GII: 85)

 


Os cinco principais líderes regionais de inovação do GII 2022 para o Sudeste Asiático, Leste Asiático e Oceania (SEAO) são:

 


1. República da Coreia (classificação GII: 6)

 

2. Cingapura (classificação GII: 7)

 

3. China (classificação GII: 11)

 

4. Japão (classificação GII: 13)

 

5. Hong Kong, China (classificação GII: 14)

 





 

By Startup Mundi 13 Jun, 2023
Try working on a big problem in your life or in your company or organization in the future as you think about innovation. Then, consider how you can make a difference to over one billion people. It's impossible to innovate without passion. Discover the 20 greatest innovators and the soft skills you need to achieve your goals.
By ingrid 13 Jun, 2023
Existem muitas ideias e projetos inovadores. Utilizá-los pode transformar completamente a forma como percebemos o mundo e realizamos nossas tarefas diárias. Algumas invenções são tão voltadas para o futuro que estabelecem um legado para as gerações futuras. Parece que pessoas brilhantes podem construir tudo o que você possa imaginar, incluindo gadgets, veículos e quase qualquer outra coisa. O pensamento inventivo é geralmente caracterizado por romper com o status quo. Métodos inovadores podem tornar os métodos antigos obsoletos e introduzir paradigmas novos e imprevisíveis. Um verdadeiro inovador é alguém que inova novas ideias e as traz à vida. Inovar significa criar algo que torne a vida melhor. A paixão é a chave para a inovação. O mundo parece diferente para os inovadores. Como resultado, eles ficam obcecados em tornar o mundo um lugar melhor. Inovadores com fins lucrativos estão sempre tentando agregar valor ao mercado. Algumas pessoas se concentram em impulsionar a raça humana por meio de pesquisas básicas. Seja qual for o setor em que atuamos, todos trabalhamos incansavelmente para resolver problemas e criar um mundo melhor. A civilização humana testemunhou muitas maravilhas da engenharia ao longo da história, algumas das quais melhoraram a qualidade de vida e outras foram destrutivas. Por outro lado, no mundo dos negócios acelerado de hoje, continuar melhorando é uma maneira essencial de desenvolver sua mentalidade inovadora e preencher qualquer lacuna de habilidades que sua equipe possa ter. O relatório LinkedIn 2023 Most In-Demand Skills mostra que as soft skills, tanto usadas dentro da empresa (como resolução de problemas, liderança e tomada de decisão) quanto fora (alcançar e reter clientes) estão entre as que as empresas mais precisam neste momento. Então, vamos dar uma olhada nos 20 maiores inovadores de todos os tempos e nas habilidades que os fizeram ter sucesso: Aqui estão os 20 maiores inovadores de todos os tempos. 6 principais soft skills para você e sua equipe alcançarem seus objetivos. Em um mundo de automação, são as soft skills que diferenciam.
More Posts
Share by: