Difundir a cultura da inovação é um processo contínuo
Quanto mais alternativas são oferecidas maior a riqueza cultural de uma iniciativa de inovação
Acho que todo mundo sabe que a cultura, seja de um povo, de um país, de uma empresa ou de um grupo não nasce e cresce ao acaso. E mais do que isso, não se fortalece sem que exista gente contribuindo para enriquecer o portfólio de ações, palavras, conhecimento, etc.
Se pensarmos no esforço de trazer a cultura da inovação para dentro de uma empresa devemos considerar o fato de que ações esporádicas não levam a lugar algum - ou sendo mais otimista, levam a algum lugar, mas por pouco tempo. Assim, é fundamental ter em mente que a inserção da cultura de inovação deve ter ações contínuas e oferecer novos recursos que possam enriquecer o dia-a-dia de quem pretende estar dentro ela.
Viver a cultura de inovação é ter a disposição ferramentas, conceitos, abordagens e processos que contribuam para que isso aconteça de modo efetivo.
O ecossistema de inovação aberta vem crescendo bastante com muitos eventos acontecendo pelo país, mas ainda é algo restrito a poucos, geralmente a pessoas que estão diretamente ligadas ao tema. E por mais que esses pioneiros façam seu papel de difundir o mindset
de inovação internamente eles precisam de ajuda e de recursos para que possam cumprir o seu papel in-company
.
O ecossistema das startups tem muito a contribuir com isso já que está há alguns anos a frente e já desenvolveu grande parte do que as empresas estão querendo implementar agora. E esses dois mundos, que antes estavam anos luz de distância agora estão se aproximando e criando pontes de conexão para diálogo e troca de experiências.
Os pioneiros estão agora retornando e dispostos a contar as novidades daquilo que descobriram, aprenderam e vivenciaram. E esse diálogo e entendimento será a chave para o sucesso daquilo que hoje damos o nome de open innovation
ou inovação aberta.
A Startup Mundi é parte disso. Conte com a gente para enriquecer sua experiência.
;)
