Case FIEAM, Samsung Ocean e UEA: Indústria, ecossistema e universidade rumo ao 4.0
Projeto Îakaê: criando novos caminhos no ecossistema de Manaus
As empresas do Polo Industrial de Manaus têm buscado a modernização de seus processos industriais e para isso têm investido em atividades de pesquisa, desenvolvimento, inovação e empreendedorismo.
A mais recente questão é quanto a Quarta Revolução Industrial que é caracterizada, de forma simples, por equipamentos e processos, sistemas de redes industriais (hardware e software), processos de comunicação (internet) e processamento em nuvem.
Com o grande avanço da tecnologia, com inúmeras ofertas de soluções comerciais e da falta de profissionais qualificados para o desenvolvimento de soluções in loco, surge a oportunidade de se estabelecer uma parceria entre do Polo Industrial de Manaus, os empreendedores e a academia para acelerar o desenvolvimento do ecossistema local de inovação.O Projeto Îakaê
(que significa caminhos em tupi) é uma iniciativa realizada pela FIEAM Federação das Indústrias do Amazonas, Samsung Ocean e Universidade do Estado do Amazonas
. Com o intuito de construir caminhos entre a indústria, ecossistema inovador e universidade e contribuir com desafios como indústria 4.0, cultura empreendedora e profissões do futuro na região através de umprocesso contínuo de colaboraçãoe capacitação.
"Ter a Startup Mundi convidada a participar deste movimento com tantos players importantes e impacto na região é um super reconhecimento da nossa contribuição na construção destes caminhos. E ainda receber o feedback que quebramos muitos paradigmas levando a realidade comum às startups mas ainda às vezes alheia ao ambiente industrial e fabril como o da zona franca, é sensacional", comenta Fabiele Nunes co-fundadora da Startup Mundi. Fabiele foi também uma das facilitadoras da experiência em Manaus juntamente com outros facilitadores locais certificados pela Mundi para condução da experiência por instituições como Samsung Ocean e Sebrae Amazonas que já utilizam a metodologia internamente para fomento do ecossistema na região.
No vídeo você pode conferir um pouquinho da ação nos vários eventos do projeto e depoimentos dos envolvidos.
Parabéns aos idealizadores e promotores FIEAM, Samsung Ocean e UEA. Abrindo novos caminhos.
