Gamificação nas empresas: jogos que criam experiências transformadoras para inovação.
oinaime • August 14, 2020
Através de jogos e simulações, empresas vivenciam experiências reais de startups.
Hoje em dia, a inovação é a principal preocupação das empresas. Sem ela, é difícil se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Por isso, é preciso sempre estimular a inovação em sua equipe. É nesse cenário que se encaixa a gamificação nas empresas.
Você sabe o que é gamificação? Descubra mais abaixo e saiba como esse método pode transformar as experiências dos seus colaboradores!
Quando falamos de gamificação nas empresas, esses mecanismos aparecem de diversas formas. A utilização de jogos, de fato, é uma delas, mas a empresa pode criar desafios, competições ou utilizar outros formatos para aplicar esse conceito.
O sistema de missões, inovações, superação e recompensas pode nos fazer jogar por horas, sem perceber o tempo passar. A gamificação nas empresas faz o mesmo, mas focando no que é mais importante para a companhia.
Os jogos podem, por exemplo, ter um fim educativo, ensinando conceitos para seus colaboradores. Eles também podem estimular o empreendedorismo e a inovação, simulando um ecossistema de startup. Ou podem incentivar ideias criativas e mostrar como seria a recepção do mercado se elas fossem colocadas em prática.
Sua empresa pode utilizar a gamificação para gerar resultados de várias maneiras.
Assim, quando um colaborador surgir com uma boa ideia, ele pode experimentá-lo no ambiente do jogo e saber como ela funcionaria na prática. Ou, já tendo passado por esta vivência de forma simulada e lúdica, terá mais confiança e saberá quais processos pode utilizar para validar e avançar com esta ideia.
Você sabe o que é gamificação? Descubra mais abaixo e saiba como esse método pode transformar as experiências dos seus colaboradores!
O que é gamificação?
Em inglês, gamification , gamificação é um conceito que significa utilizar mecanismos de jogos em diversos contextos, tendo em vista objetivos específicos. Quando você se promete uma recompensa depois de terminar cada tarefa, por exemplo, é como se as tarefas fossem missões de um jogo, e você ganhasse um prêmio depois de cada fase. Quando falamos de gamificação nas empresas, esses mecanismos aparecem de diversas formas. A utilização de jogos, de fato, é uma delas, mas a empresa pode criar desafios, competições ou utilizar outros formatos para aplicar esse conceito.
Qual é o objetivo da gamificação?
Na verdade, a gamificação pode ter muitos objetivos. Quando nos concentramos em um jogo, seus mecanismos nos incentivam a dedicar muito de nossa concentração. O sistema de missões, inovações, superação e recompensas pode nos fazer jogar por horas, sem perceber o tempo passar. A gamificação nas empresas faz o mesmo, mas focando no que é mais importante para a companhia.
Os jogos podem, por exemplo, ter um fim educativo, ensinando conceitos para seus colaboradores. Eles também podem estimular o empreendedorismo e a inovação, simulando um ecossistema de startup. Ou podem incentivar ideias criativas e mostrar como seria a recepção do mercado se elas fossem colocadas em prática.
Sua empresa pode utilizar a gamificação para gerar resultados de várias maneiras.
Como a gamificação nas empresas pode fazer a diferença?
Investir nesse modelo pode fazer a diferença para empresas e para a carreira dos colaboradores. Veja abaixo alguns dos benefícios que a gamificação pode trazer: Aumento da produtividade
A gamificação nas empresas pode ter o mesmo efeito de um jogo viciante: a capacidade de nos deixar concentrados por horas a fio. Não é preciso dizer que isso significa mais tarefas feitas com qualidade em menos tempo. Otimização do tempo
Quando pensamos em sistemas de jogos, tentamos sempre procurar maneiras de aproveitar o tempo dado para cada missão. A gamificação nas empresas nos leva a pensar da mesma maneira, ajudando a agilizar e otimizar as rotinas. Feedback constante
Em um jogo, sempre sabemos como é nosso desempenho, porque temos marcadores que oferecem esse retorno constantemente. Por isso, com a gamificação, seus colaboradores têm feedback sobre o trabalho com frequência, e podem ter ideias de como melhorar. Estímulos de competição
Se a gamificação for feita com base em competições, seja entre colaboradores ou entre equipes, todos se beneficiam do incentivo da competição. Afinal, todo mundo gosta de estar em primeiro lugar. Mas lembre-se de manter a competição saudável e amigável. Incentivo à inovação
Quando se fala de gamificação que estimule a inovação, falamos muito de jogos de empreendedorismo, que por exemplo simulam o ecossistema de startups e as dificuldades apresentadas pelo mercado. Com jogos mais voltados para essa área, é possível estimular esta cultura e incentivar a inovação em sua equipe. Assim, quando um colaborador surgir com uma boa ideia, ele pode experimentá-lo no ambiente do jogo e saber como ela funcionaria na prática. Ou, já tendo passado por esta vivência de forma simulada e lúdica, terá mais confiança e saberá quais processos pode utilizar para validar e avançar com esta ideia.
Vale a pena investir na gamificação?
Como podemos ver, a gamificação nas empresas traz muitos benefícios. Em tempos de home office, ela também pode ser feita à distância e serve como uma forma de unir a equipe. Sem dúvidas, é uma grande ideia para quem está buscando formas de impulsionar a colaboração e a inovação no dia a dia.

Try working on a big problem in your life or in your company or organization in the future as you think about innovation. Then, consider how you can make a difference to over one billion people. It's impossible to innovate without passion. Discover the 20 greatest innovators and the soft skills you need to achieve your goals.