logo

Como SC desenvolve setor de inovação e empreendedorismo

oinaime • Sep 29, 2018

Startups e empreendedores engajados em inovação aberta destacam-se nacionalmente e fomentam o ecossistema tecnológico no estado

O estado de Santa Catarina conta com mais de 16 mil empreendedores e aproximadamente 47 mil colaboradores. Florianópolis, a capital do estado, desponta como a cidade com maior número de startups — quando se considera a proporção de nascentes em relação ao número de habitantes. O número de profissionais acompanha o desenvolvimento do ecossistema de inovação. O setor está cada vez mais maduro: fatura R$ 15,5 bilhões e representa 5,6% da economia de Santa Catarina, aponta pesquisa do Observatório ACATE — Panorama 2018.

Com a área em efervescência, 12 empresas catarinenses destacaram-se no ranking da 100 Open Startups. Blumenau conta com Vex, Avi e Sances Live. Palhoça é representada pela TotalVoice e, em Florianópolis as seguintes startups foram reconhecidas: Aquarela Analytics, TNS Nanotecnologia, Startup Mundi, Vibbra!, MSC Med, Byond, JettaCargo e 99labs. A Startup Mundi, uma das empresas de destaque no ranking, conquistou a 28ª posição em seu primeiro ano e apresenta uma proposta inusitada e inovadora: uma experiência de game do ecossistema de inovação. Por meio de um jogo de tabuleiro, simula de forma linear e prática a trilha percorrida durante o processo de validação e consolidação de uma startup. A ferramenta agrega em programas corporativos de inovação aberta, instituições de fomento de inovação e em capacitação de empreendedores e profissionais envolvidos no ecossistema. Entre as organizações que já participaram do jogo, estão nomes como Embraer, Accenture, Sebrae e Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). Foi em Florianópolis que Antonio Durán, fundador da startup mobLee, e a executiva Fabiele Nunes criaram a Startup Mundi. Fabiele possui uma carreira consolidada no universo corporativo, gerenciou a atuação de uma empresa de tecnologia aeronáutica em mais 50 países. Em 2015, decidiu tirar um ano sabático e aproveitou para ficar seis meses na capital do estado, onde começou a se relacionar com o ecossistema da inovação. Assim, juntaram a prática de Durán, que precisou entender os passos de uma startup durante o percurso de empreendedor, e a experiência da Fabiele. “Por algum tempo o ecossistema das startups e as empresas funcionaram em paralelo. Mas agora estão se aproximando cada vez mais e criando novos canais de negócios e parcerias. Acredito que a inovação se potencializa com a diversidade. Viver a cultura da inovação é ter a disposição ferramentas, conceitos, abordagens e processos que contribuam para que isso aconteça de modo efetivo”, defende Fabiele. Fomento à inovação aberta em Florianópolis A ACATE conta com diversas iniciativas para fomentar a inovação no setor. O Link Lab, por exemplo, conecta grandes e médias empresas, startups, fundos e parceiros para desenvolver negócios em um dos ambientes mais inovadores da América Latina — o Centro de Inovação ACATE – Primavera. Seguindo o conceito de inovação aberta, permite às grandes empresas o acesso ao ecossistema de inovação de Santa Catarina. O Link Lab tem a Nexxera como patrocinadora cofundadora e as empresas Ambev, Brognoli, ENGIE, Faculdade Cesusc, Flex Contact Center, Marisol, Qualirede, Teltec Solutions e Weg como patrocinadoras.


https://www.mundorh.com.br/como-santa-catarina-desenvolve-o-setor-de-inovacao-e-empreendedorismo/
28 de setembro de 2018.

By Startup Mundi 13 Jun, 2023
Try working on a big problem in your life or in your company or organization in the future as you think about innovation. Then, consider how you can make a difference to over one billion people. It's impossible to innovate without passion. Discover the 20 greatest innovators and the soft skills you need to achieve your goals.
By ingrid 13 Jun, 2023
Existem muitas ideias e projetos inovadores. Utilizá-los pode transformar completamente a forma como percebemos o mundo e realizamos nossas tarefas diárias. Algumas invenções são tão voltadas para o futuro que estabelecem um legado para as gerações futuras. Parece que pessoas brilhantes podem construir tudo o que você possa imaginar, incluindo gadgets, veículos e quase qualquer outra coisa. O pensamento inventivo é geralmente caracterizado por romper com o status quo. Métodos inovadores podem tornar os métodos antigos obsoletos e introduzir paradigmas novos e imprevisíveis. Um verdadeiro inovador é alguém que inova novas ideias e as traz à vida. Inovar significa criar algo que torne a vida melhor. A paixão é a chave para a inovação. O mundo parece diferente para os inovadores. Como resultado, eles ficam obcecados em tornar o mundo um lugar melhor. Inovadores com fins lucrativos estão sempre tentando agregar valor ao mercado. Algumas pessoas se concentram em impulsionar a raça humana por meio de pesquisas básicas. Seja qual for o setor em que atuamos, todos trabalhamos incansavelmente para resolver problemas e criar um mundo melhor. A civilização humana testemunhou muitas maravilhas da engenharia ao longo da história, algumas das quais melhoraram a qualidade de vida e outras foram destrutivas. Por outro lado, no mundo dos negócios acelerado de hoje, continuar melhorando é uma maneira essencial de desenvolver sua mentalidade inovadora e preencher qualquer lacuna de habilidades que sua equipe possa ter. O relatório LinkedIn 2023 Most In-Demand Skills mostra que as soft skills, tanto usadas dentro da empresa (como resolução de problemas, liderança e tomada de decisão) quanto fora (alcançar e reter clientes) estão entre as que as empresas mais precisam neste momento. Então, vamos dar uma olhada nos 20 maiores inovadores de todos os tempos e nas habilidades que os fizeram ter sucesso: Aqui estão os 20 maiores inovadores de todos os tempos. 6 principais soft skills para você e sua equipe alcançarem seus objetivos. Em um mundo de automação, são as soft skills que diferenciam.
More Posts
Share by: