logo

Por que os polos tecnológicos têm se descentralizado no Brasil

Oct 25, 2018

Hubs fora dos grandes centros oxigenam e trazem um novo fôlego para o universo do empreendedorismo e o ecossistema de startups

A cultura de um povo, país e empresa não nasce e cresce ao acaso. E, mais do que isso, não se fortalece sem pessoas para enriquecer o conjunto de ações, palavras e conhecimentos. É por isso que os polos de empreendedorismo são importantes para fomentar a cultura de inovação. Pesquisa da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e Accenture, intitulada Radiografia do Ecossistema Brasileiro de Startups , revela que o mapa das startups está se descentralizando no Brasil. São pelo menos 130 comunidades espalhadas pelo país, batizados com nomes curiosos que mencionam características da região.


Pernambuco conta com a comunidade Manguezal, no Ceará há Rapadura Valley e em Minas Gerais, San Pedro Valley. A pesquisa teve participação de mil startups, sendo que 73% estão localizadas em 10 comunidades. 


Ecossistema de startups


Esses grupos que encontram-se fora dos grandes centros oxigenam e trazem um novo fôlego para o universo do empreendedorismo e o ecossistema de startups.
É certo que cidades como São Paulo, Belo Horizonte e Florianópolis são pólos consolidados de inovação. Porém, regiões do Norte e do Nordeste do país também contribuem de maneira efetiva e rica.
De acordo com a Radiografia do Ecossistema Brasileiro de Startups, os empreendedores mais satisfeitos dentre as 10 comunidades estão em Pernambuco, na comunidade de Manguezal, seguido do Paraná, na Red Foot, e Minas Gerais, em San Pedro Valley. Os grupos estão crescendo e se aprimorando na mesma medida. Pois eles sabem que ter um panorama geral do ecossistema da startup é essencial para os fundadores, investidores e todos aqueles que trabalham neste universo. Diálogo e troca de experiência O ecossistema das startups tem muito a contribuir com as empresas , pois já desenvolveu grande parte do que as companhias estão querendo implementar agora. E esses dois mundos, que antes estavam anos luz de distância agora estão se aproximando e criando pontes de conexão para diálogo e troca de experiências. Os pioneiros estão dispostos a contar as novidades daquilo que descobriram, aprenderam e vivenciaram. E esse diálogo e entendimento serão a chave para o sucesso daquilo que hoje damos o nome de inovação aberta.

Se pensarmos no esforço de trazer a cultura da inovação para dentro de uma empresa devemos considerar o fato de que ações esporádicas não levam a lugar algum — ou, sendo otimista, levam a algum lugar, mas por pouco tempo. Assim, é fundamental ter em mente que a inserção da cultura de inovação deve ter ações contínuas e oferecer novos recursos que possam enriquecer o dia a dia de quem pretende estar dentro dela. Viver a cultura de inovação é ter à disposição ferramentas, conceitos, abordagens e processos que contribuam para que isso aconteça de modo efetivo. É o que essas comunidades de empreendedores estão fazendo.

Publicado no InovaJor http://www.inova.jor.br/2018/10/24/polos-tecnologicos/?utm_source=inova.jor&utm_campaign=97e4af3...

By Startup Mundi 13 Jun, 2023
Try working on a big problem in your life or in your company or organization in the future as you think about innovation. Then, consider how you can make a difference to over one billion people. It's impossible to innovate without passion. Discover the 20 greatest innovators and the soft skills you need to achieve your goals.
By ingrid 13 Jun, 2023
Existem muitas ideias e projetos inovadores. Utilizá-los pode transformar completamente a forma como percebemos o mundo e realizamos nossas tarefas diárias. Algumas invenções são tão voltadas para o futuro que estabelecem um legado para as gerações futuras. Parece que pessoas brilhantes podem construir tudo o que você possa imaginar, incluindo gadgets, veículos e quase qualquer outra coisa. O pensamento inventivo é geralmente caracterizado por romper com o status quo. Métodos inovadores podem tornar os métodos antigos obsoletos e introduzir paradigmas novos e imprevisíveis. Um verdadeiro inovador é alguém que inova novas ideias e as traz à vida. Inovar significa criar algo que torne a vida melhor. A paixão é a chave para a inovação. O mundo parece diferente para os inovadores. Como resultado, eles ficam obcecados em tornar o mundo um lugar melhor. Inovadores com fins lucrativos estão sempre tentando agregar valor ao mercado. Algumas pessoas se concentram em impulsionar a raça humana por meio de pesquisas básicas. Seja qual for o setor em que atuamos, todos trabalhamos incansavelmente para resolver problemas e criar um mundo melhor. A civilização humana testemunhou muitas maravilhas da engenharia ao longo da história, algumas das quais melhoraram a qualidade de vida e outras foram destrutivas. Por outro lado, no mundo dos negócios acelerado de hoje, continuar melhorando é uma maneira essencial de desenvolver sua mentalidade inovadora e preencher qualquer lacuna de habilidades que sua equipe possa ter. O relatório LinkedIn 2023 Most In-Demand Skills mostra que as soft skills, tanto usadas dentro da empresa (como resolução de problemas, liderança e tomada de decisão) quanto fora (alcançar e reter clientes) estão entre as que as empresas mais precisam neste momento. Então, vamos dar uma olhada nos 20 maiores inovadores de todos os tempos e nas habilidades que os fizeram ter sucesso: Aqui estão os 20 maiores inovadores de todos os tempos. 6 principais soft skills para você e sua equipe alcançarem seus objetivos. Em um mundo de automação, são as soft skills que diferenciam.
More Posts
Share by: