logo

Startup Mundi abre agenda do Comitê Indústria Startup ANPEI

oinaime • Mar 11, 2020

Confira o que rolou na reunião do Comitê Indústria Startup no dia 5 de março!

Em 05 de março, a ANPEI recebeu em sua sede os executivos Renata Talarico Petrovic, Superintendente de Pesquisa e Inovação da InovaBra (Bradesco), Bruno Vaz, Innovation Manager da Braskem, e Thiago Yamabuchi, Startup Ecosystem & Innovation Culture Leader, para o painel ”Alinhamento de conceitos: Modelos de engajamento de ecossistema” , na primeira reunião do ano do Comitê de Indústria & Startup. Anteriormente como um grupo de trabalho, o agora Comitê foi aberto ao público interessado, reunindo 78 participantes , representando os setores industrial, serviços, startups e instituições governamentais. Abrindo o encontro, a diretora executiva da ANPEI, Marcela Flores, apresentou a todos a abrangência e papel da ANPEI junto ao ecossistema de inovação e as atividades desenvolvidas pelos atuais 5 comitês. Aproveitamos para convidar os presentes a participarem e divulgarem a Conferência, que será realizada, nesta edição, em Campinas – SP entre 05 e 07 de agosto de 2020


 Para iniciarmos a reflexão sobre a atuação conjunta das startups junto ao ecossistema de inovação, o convidado Antonio Duran, cofundador da Startup Mundi apresentou o Mundi Game Experience, que possibilita por meio da dinâmica interativa de aprendizagem responder aos questionamentos de modos de atuação, estratégia e caminhos para a capacitação das startups. Com a moderação da executiva Renata Perina (3M), coordenadora do Comitê de Indústria & Startup, os convidados do painel apresentaram as abordagens e iniciativas das corporações em que atuam para engajamento em modelos que envolvam as startups. A convidada Renata Petrovic apresentou aos participantes o conjunto de iniciativas desenvolvidas pelo InovaBra nos últimos anos, abrangendo modelos de inovação nas áreas internas da organização, iniciativas de colaboração e inovação externa. Estas iniciativas estão presentes nos laboratórios internacionais de prospecção de tendências e aceleração da inovação, apoio a hubs de inovação, parcerias de P&D&IO para novas tecnologias e modelos de negócio, como o realizado com a IBM em inteligências artificial (Watson), e a iniciativa de Habitats de ambiente de inovação com atuais 98 startups. Para acelerar a inovação interna, a InovaBra incentiva a imersão na cultura de inovação e empreendedorismo em suas 28 áreas de negócio, distribuídos em seus polos de inovação. 


 A executiva ressaltou que, o modelo de engajamento foi estabelecido a partir da percepção de que a inovação realizada apenas internamente, sem a colaboração e de forma fechada, era limitada quanto ao tempo de resposta e amplitude desejada no ambiente de negócios . O desafio de gestão dos modelos existentes é motivado pela possibilidade de poder capacitar as áreas internas em inovar de forma descentralizada da de P&D, usando de seus próprios recursos e competências. A seguir, foi apresentado ao Comitê, pelo convidado Bruno Vaz, o cenário de negócios e modelos de engajamento no ecossistema da Braskem. Estes modelos estão segmentados de acordo com a maturidade da startup. Para aquelas que estão em fase de validação de seu modelo de negócio ou em fase de crescimento, a organização possui o Programa Ignition . Já o Programa Challenge busca startups que tenham como foco a resolução dos desafios lançados pelas áreas internas da Braskem. Para as empresas com soluções validadas e disponíveis no mercado, a Braskem promove a aceleração no Programa Scale


Os resultados desta fase demonstram a capacidade de gerar conexões significativas de negócios, atrair investimentos, e o foco mandatório da organização em trabalhar em colaboração, na construção de capacidades com competitividade. Por fim, tivemos a apresentação de Thiago Yamabuchi, da Embraer, para a discussão de como a mudança da cultura da inovação na organização é o pilar central dos programas de incentivo à open innovation . A partir da verticalização dos interesses em pesquisa e desenvolvimento, são desenvolvidas iniciativas como em inteligência artificial, cyber segurança, voo autônomo e manufatura avançada, em que são buscadas startups com aderência de atuação. Os programas atualmente existentes são FIP Aeroespacial, Catapult, Embraer Startup e Aceleração Tecnológica. O executivo ressaltou que hoje o processo de contratação de uma startup em um destes programas ocorre em prazo de 5 dias, resultado do foco em cultura de inovação, estabelecimento de um processo independente administrativo, proximidade dos hubs onde as oportunidades de inovação acontecem e seleção de empresas já maduras. A participação dos presentes com questionamentos aos convidados possibilitou que discussões sobre propriedade intelectual, direitos e deveres das corporações frente ao novo cenário de negócios, perfil e maturidade das startups, importância da cultura de inovação desde os decisores das organizações aos funcionários, e o papel da curadoria para a seleção de projetos. A próxima reunião está confirmada para o dia 07 de abril, na sede da ANPEI em São Paulo, tendo como pauta prévia as razões e esforços necessários para Corporate Venturing.

http://anpei.org.br/confira-o-que-rolou-na-reuniao-do-comite-industria-startup-no-dia-5-de-marco/

By Startup Mundi 13 Jun, 2023
Try working on a big problem in your life or in your company or organization in the future as you think about innovation. Then, consider how you can make a difference to over one billion people. It's impossible to innovate without passion. Discover the 20 greatest innovators and the soft skills you need to achieve your goals.
By ingrid 13 Jun, 2023
Existem muitas ideias e projetos inovadores. Utilizá-los pode transformar completamente a forma como percebemos o mundo e realizamos nossas tarefas diárias. Algumas invenções são tão voltadas para o futuro que estabelecem um legado para as gerações futuras. Parece que pessoas brilhantes podem construir tudo o que você possa imaginar, incluindo gadgets, veículos e quase qualquer outra coisa. O pensamento inventivo é geralmente caracterizado por romper com o status quo. Métodos inovadores podem tornar os métodos antigos obsoletos e introduzir paradigmas novos e imprevisíveis. Um verdadeiro inovador é alguém que inova novas ideias e as traz à vida. Inovar significa criar algo que torne a vida melhor. A paixão é a chave para a inovação. O mundo parece diferente para os inovadores. Como resultado, eles ficam obcecados em tornar o mundo um lugar melhor. Inovadores com fins lucrativos estão sempre tentando agregar valor ao mercado. Algumas pessoas se concentram em impulsionar a raça humana por meio de pesquisas básicas. Seja qual for o setor em que atuamos, todos trabalhamos incansavelmente para resolver problemas e criar um mundo melhor. A civilização humana testemunhou muitas maravilhas da engenharia ao longo da história, algumas das quais melhoraram a qualidade de vida e outras foram destrutivas. Por outro lado, no mundo dos negócios acelerado de hoje, continuar melhorando é uma maneira essencial de desenvolver sua mentalidade inovadora e preencher qualquer lacuna de habilidades que sua equipe possa ter. O relatório LinkedIn 2023 Most In-Demand Skills mostra que as soft skills, tanto usadas dentro da empresa (como resolução de problemas, liderança e tomada de decisão) quanto fora (alcançar e reter clientes) estão entre as que as empresas mais precisam neste momento. Então, vamos dar uma olhada nos 20 maiores inovadores de todos os tempos e nas habilidades que os fizeram ter sucesso: Aqui estão os 20 maiores inovadores de todos os tempos. 6 principais soft skills para você e sua equipe alcançarem seus objetivos. Em um mundo de automação, são as soft skills que diferenciam.
More Posts
Share by: